Os impactos da empatia no marketing

“Se você falar com alguém em uma linguagem que ele entende, a mensagem vai entrar em sua cabeça. Se você falar com uma pessoa na linguagem dela, a mensagem vai para o seu coração.” Nelson Mandela
os-impactos-da-empatia-no-marketingConfesso que já faz algum tempo que me sinto atraído por estudos que envolvam as chamadas “conexões humanas”. Talvez pelo fato de ser publicitário, acredito que compreender o outro seja a tônica para se comunicar, viver e conviver melhor em uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia. As relações humanas, baseadas no olhar, no ouvir e em compreender o outro, estão cada vez mais escassas. As conversas na calçada viraram mensagens de aplicativo, abraços de aniversario viraram mensagens em redes sociais, cartas e ligações se tornam cada dia mais raros. Apresentar o produto exaltando suas qualidades já não basta, o consumidor antes puramente passivo assume hoje o papel de protagonista, com a possibilidade de pesquisar, tirar dúvidas, expressar as suas opiniões e ser ouvido.
“Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.” Acredito que muitos já ouviram essa expressão não é mesmo? Nesse contexto tal frase deveria ser regra.
Empatia. Esse pode ser o fator determinante para o sucesso do seu negócio.
O ato de se colocar no lugar do outro, ajudar a compreender melhor o seu comportamento em determinadas circunstâncias,saber ouvir , compreender seus problemas,anseios e emoções é valorizar o consumidor,enxergar o mundo com mais clareza, reconhecer o cliente como personagem principal e entregar valor em vez de apenas produto. Lembre-se valor!
Como sabemos , que valor é algo subjetivo, o consumidor é que determina o valor de cada produto ou serviço. Mas podemos avaliar cada questão de forma mais empática possível.
Se pensarmos que qualquer estratégia de marketing visa satisfazer as necessidades de seu público-alvo e realizar seus desejos, devemos primeiramente compreender as suas emoções mais profundas e avaliar em detalhes o que eles realmente querem.
Sendo assim, acredito que a empatia deve ser o “supra-sumo” para conseguir entender melhor o seu público e avaliar em detalhe o que eles realmente querem.. Isso implica em deixar de olhar para o próprio umbigo,sair da caixinha,investir nas conexões humanas,ouvir antes de falar,respeitar o consumidor e acima de tudo o ser humano .
Compreender o que é importante para o consumidor… é ir além! Se analisarmos cuidadosamente as organizações que conseguem compreender esse ambiente, vai conseguir se comunicar melhor com seus colaboradores e o público-alvo, alvo que é na verdade composta de pessoas com sentimentos, emoção e entusiasmo.
Se você concorda que a empatia é o caminho para se relacionar melhor com os seus clientes, então fica a sugestão para começar agora mesmo!
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