O básico das vendas

Por Paulo Sérgio Buhrer*
Adoro falar sobre vendas e vejo o quanto os profissionais estão melhorando seu nível de atendimento e, as empresas, dando a devida importância aos treinamentos em vendas.
vendas
Antes de acontecer uma venda, nada evolui numa empresa. Produção, marketing, compras, nenhum departamento têm muito a fazer se a venda não acontecer.
Por isso, é importante que fique claro que todos os departamentos precisam trabalhar para vender, inclusive, os de suporte como contabilidade, fiscal. O mais legal numa empresa é ver o porteiro falando bem dos produtos que ela vende e entregando cartões de visita, como se fosse um vendedor… e ele é mesmo!
Mas, também tenho visto que muitos vendedores e empresas estão treinando termos técnicos de vendas, processos mais avançados de negociação, perfil psicológico dos clientes, vendas neuropsicoblablabla…
Tudo isso é importante, mas, não resolve, por exemplo, problemas com a falta de higiene do vendedor. Tem vendedor que é fera em argumentos, mas, não se preocupa com a barba mal feita. Outros são sensacionais em superar objeções, mas, se esquecem de escovar os dentes ou chupar uma balinha antes da visita ou do atendimento.
Há ainda aqueles que já sabem, décor, os passos da venda, mas, andam com “cara de velório” nas empresas. Sempre digo nos meus treinamentos que parece que tem vendedor fazendo estágio em funerária para atender aos clientes.
Um dia desses fui comprar um terno. A vendedora, muito bonita, me avistou de longe. Olhei para ela, ela olhou para mim. Eu sorri, ela sorriu. Estufei o peito (para disfarçar a gordurinha localizada), cruzei os braços e ela veio… minha nossa, quando ela disse: “Olá, seja bem vindo…”, interrompi minha respiração. A pobre tinha um bafo, mas um bafo, que juro se não ficasse feio num texto, eu diria que cheirava à mer…
Tentei me livrar dela, mas, ela grudou em mim… tinham ensinado tudo sobre vendas a ela. Era atenciosa, perguntava sobre necessidades do cliente, mostrava vários ternos, e pior, falava compassadamente (e eu com a mão no nariz ou cheirando a gola da minha camisa).
Ao pedir para ver uma camisa, no intuito de sair correndo da loja quando ela fosse buscar, me disse solícita (e compassadamente): “Sim Paulo, temos aqui mesmo, bem próximo à porta de saída, onde você está. Essas camisas aqui são nossas melhores, e combinam com o este terno que eu trouxe…”. Graças a Deus minha esposa me ligou e fingi que era urgente, avisando a vendedora que logo retornava.
Em síntese, é importante treinar os vendedores para eles ficarem excelentes em vendas, mas, vejo que o básico tem sido deixado de lado.
Coisas como: perfume, barba feita, escovar os dentes, vestir-se adequadamente ao tipo de negócio/produto/serviço que vende são essenciais para uma boa venda.
Ah, já ia me esquecendo: tem vendedor que tem todas as respostas às objeções dos clientes, sabe fazer venda adicional, up selling, cross selling, mas se esquece de frases extraordinárias em vendas, e que nunca sairão de moda:

  • “Olá, bom dia, seja muito bem vindo à nossa loja”;
  • “Nossa, então é Contador? Parabéns, é uma profissão incrível e muito importante para o nosso país”;
  • “Muito obrigado por sua preferência, fico eternamente grato por ter feito negócio conosco”;
  • “Obrigado e volte sempre”;
  • “Que isso, deixe que eu levo suas sacolas até o carro”.

Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!
paulo-sergio-buhrer
 * Graduado em Ciências Contábeis, com Pós-Graduação em Gestão Empresarial. Ministra palestras e eventos por todo o território nacional nos temas: motivação, vendas e liderança. Contato: www.professorpaulosergio.com.br
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.