Não existe receita de bolo
Por Roberto Recinella*
É muito comum experimentar um bolo saboroso e pedir a receita ou testemunhar alguém fazendo isso. Pela minha experiência a maioria das pessoas esquecerá a receita em uma gaveta qualquer sem nunca reproduzi-la, ou seja, nem tentam e as poucas pessoas que o fazem não alcançam os resultados esperados. Um ou outro individuo ainda persiste, altera a receita e assim obtém o produto almejado.
Observe que a receita só foi bem sucedida quando o individuo a adaptou transformando-a em sua própria receita. Por isso, não acredito em receitas de bolo, cada um deve descobrir a sua própria receita de bolo.
Se não existe receita de bolo universal porque deveria existir uma receita para o sucesso ou felicidade universal?
Confesso que sempre me senti desconfortável diante das “receitas de bolo”. Não acredito quando ouço “faça isso desse ou daquele jeito que vai dar certo”. Na maioria das vezes receitas prontas apenas funcionam com as máquinas ou os pobres de espirito. As pessoas são diferentes entre si, ninguém é igual a ninguém por isso o individuo geralmente é maior do que as receitas prontas.
Então não siga receitas, crie as suas próprias receitas.
Basta navegar ou andar um pouco numa livraria para encontrar dezenas de publicações apresentando soluções prontas e fáceis para quaisquer problemas, seja pessoal, profissional ou espiritual. Acreditamos inconscientemente que apenas uma frase, paragrafo, publicação ou evento será suficiente para nos fazer atingir o olimpo do sucesso.
O mercado está repleto de gurus de plantão alardeando formulas magicas (receitas de bolo) de como se deve fazer isso ou aquilo para ser bem sucedido. Encobertos pelo manto da prepotência acreditam que sabem o que é melhor para todo mundo e são detentores da “receita universal perfeita” que serve pra todo mundo. Parece aquela palha de aço que possui 1001 utilidades.
Não existe receita fácil de fazer, geralmente ela é inconstante, têm muitos ingredientes, formas e está em muitos lugares.
Apesar de cada vez mais as pessoas concluir cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, atrás do conhecimento técnico para assim atingir o tão almejado sucesso, poucas o alcançam, pois mesmo com todo esse esforço, a maioria é traída pelas suas atitudes.
O sucesso e a felicidade são relativos, podemos afirmar que alcançar uma ou outra, ou mesmo ambas na maioria das vezes é determinada por alcançar um conjunto de índices definidos pela sociedade, ou seja, estaríamos realizando sonhos coletivos ao invés dos nossos próprios sonhos?
Não existe receita universal para se alcançar o tão almejado sucesso, mas existem algumas diretrizes que devem nortear o indivíduo na busca de seus desejos. Para isso é necessário se questionar, o que te faz realmente se sentir realizado.
Depois de definir as metas, não existe segredo, basta se manter focado na disciplina.
Suce$$o
* Certified Professional Coach, especialista em Gestão do Capital Humano, formado em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching licenciada pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. Palestrante nacionalmente conhecido e autor de livros. Contato: www.rrecinella.com.br