Mercado de academias exercita a inovação

wiki4fitO mercado brasileiro de academias está em forma: o país fechou o ano de 2012 com cerca de 22 mil academias e 6,7 milhões de alunos cadastrados, totalizando US$ 2,3 bilhões em faturamento – um crescimento de 130% em dois anos, segundo a Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil). O mesmo não pode ser dito da inovação das empresas nesse setor. Muitas academias ainda não investem em tecnologia ou em estruturas modernas para atender aos seus clientes. “A maioria desses negócios é de pequeno e médio porte”, afirma Kleber Pereira, presidente da Acad Brasil. “Os donos geralmente são profissionais da área de educação física e, por isso, se preocupam mais com a parte técnica e de atendimento do que na gestão do negócio.”
Para Pereira, a descoberta de estratégias tecnológicas para melhorar e otimizar o desempenho dos alunos e da própria academia como negócio é recente. Ele aconselha que, para assimilar essas tendências, as empresas analisem quais delas trarão mais benefícios de acordo com o orçamento disponível. Depois disso, é necessário implementá-las gradativamente e monitorar os resultados.
Duas startups brasileiras estão aproveitando esse cenário para oferecer serviços modernos e inovadores. Confiram as histórias dessas empresas:
Cicloo
Fundada por Eduardo Bozelli e Vinícius Paccola, ambos de 27 anos, a empresa oferece aulas que reproduzem corridas e percursos de bicicleta. Tudo começou em 2010, quando Bozelli, praticante de ciclismo indoor, começou a pensar em como tornar suas aulas menos tediosas. Ele produziu, então, um vídeo que simulava um percurso de verdade e que transmitia a experiência para quem estava suando em uma bicicleta ergométrica. “Eu mesmo saí pedalando enquanto alguém ia, de moto, filmando o trajeto”, afirma. Para incrementar a experiência, utilizou tecnologia 3D.
Quando viu que não havia nenhuma empresa oferecendo esse tipo de serviço, foi atrás da rede de academias Bio Ritmo. Dessa forma, surgia a empresa e também seu primeiro grande cliente. A dupla começou com um investimento de R$ 100 mil e um aporte de R$ 20 mil da Aceleratech. Atualmente, a empresa possui mais de 60 clientes que contratam essas videoaulas. A meta é alcançar 300 academias até o fim de 2013. A Cicloo também começou a explorar outras aulas com o mesmo mecanismo, como de lutas simuladas, relaxamento e dança.
Wiki4Fit
Eudes Nery Junior, 39 anos, e Fabiana Rocha, 32 anos, entraram no mundo das academias há mais de 10 anos, período em que também fundaram seu primeiro negócio, a Workout Academia. “Foi nesse tempo que percebemos como esse mercado era carente de tecnologia e inovação”, afirma Fabiana. A partir dessa constatação, começaram a trabalhar na ideia da Wiki4Fit. O sistema utiliza QR Codes e um aplicativo de celular para oferecer informações sobre treinos, vídeos de exercícios e interação com outros usuários. A academia que o utiliza também recebe relatórios sobre a regularidade e o desempenho dos seus clientes para poder melhorar o atendimento.
Em 2012, a dupla entrou para o programa da Aceleratech, em que conheceu seu novo sócio e CTO, Fernando Pauer, 30 anos. O sistema agora está disponível para Android e iOS e já é usado por mais de 30 academias. A Wiki4Fit espera fechar mais 300 contratos nos próximos cinco anos.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios (http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2013/06/mercado-de-academias-exercita-inovacao.html)

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