Mentir para os clientes é feio

Por Prof. Menegatti*
Storytelling é um novo conceito de marketing que busca encantar o consumidor por uma história que a empresa conta sobre o seu produto ou sobre sua marca. No mundo dos negócios, histórias são usadas para persuadir, evocar sentimentos e impactar pessoas.
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A Dilleto usou o storytelling para contar como começou sua empresa de sorvete artesanal. Seus picolés foram inspirados pelo avô, um sorveteiro da região de Vêneto na Itália. Vittorio usava frutas frescas e neve nas receitas até que a Segunda Guerra Mundial o forçou a buscar abrigo em São Paulo. Seu retrato e a foto do carro que usava para vender sorvete aparecem nas embalagens da Dileto. “La felicità è um gelato”, costumava dizer o Nonno Vittorio aos netos.
A história é interessante, mas a veracidade dela não é. O Nono Vittorio nunca existiu! Seu avô era paisagista e cuidava de jardins de famílias ricas de São Paulo. O problema das mentiras, é que depois que seus clientes descobrem, passam a desconfiar se o produto é bom, se ele contém aquilo que está descrito nas embalagens. Por isso, não caia na tentação de inventar o que não existe pois a credibilidade da sua empresa será prejudicada e muitas vezes de forma irreversível.
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 * Administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade Total, MBA em Gestão Empresarial, Professor, Autor de Livros, CDs e DVDs Motivacionais. Contato: http://www.menegatti.srv.br/
 

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