Marketing Pessoal: Com que roupa trabalhar?
Em qualquer setor da sociedade, é extremamente necessário saber se compor bem para se apresentar. Tudo isso faz parte do nosso sucesso ou mesmo tem a ver com a permanência de uma pessoa em um determinado ambiente de trabalho.
Ao nos conduzirmos para a Igreja, o trabalho ou para uma praia, de calça, bermuda ou de saia, saber se trajar de acordo com o ambiente, é um aprendizado que deixamos para trás. Infelizmente não temos boas noticias sobre “o pecado do não saber se trajar”, haja vista convivermos em uma sociedade extremamente observadora.
Para melhor esclarecimento sobre esse tema, procure mapear as empresas que você conhece, onde a aparência nunca foi encarada como de fundamental importância e reflita sobre as condições do ativo e passivo desta organização, de igual forma pesquise sobre o fator competitividade desta no mercado onde se encontra inserida. Faça isso e reflita!
Quando nos declinamos ou nos declinarmos nas informações sobre pessoas despreparadas para o jogo da EMPREGABILIDADE, a apresentação pessoal tem um peso absurdo! Temos sido incansáveis nas nossas Palestras ou Eventos sobre isso. Sempre procuramos alertar a todos quanto a importância da harmonização do dueto APARÊNCIA & COMPETÊNCIA.
Não teremos pra onde correr! Vivemos em uma época onde o belo e o novo está a cada dia ganhando mais espaços. Justamente quando a pauta chama-se, entrar ou sobreviver no mercado de trabalho. Embora quando isto nem sempre é bem administrado, os prejuízos são enormes! Cuidado! O belo e o novo são apenas duas virtudes! Porém, quem absolutamente abre as portas de uma empresa, por exemplo, é a sua capacidade de relacionamento.
Já para uma senhorita, senhora, empreendedora ou colaboradora, se de uma loja, de um restaurante, pousada ou escritório, permita-nos, mas, possuir um visual elegante, lhe tornará reconhecida como profissional competente. Tomem nota disso! Não descuide desta máxima: “A primeira impressão é a que fica”. Embora haja quem afirme que “a última impressão é a que fica”. Bem, de uma forma ou de outra, você acertando na forma como se vestir sempre portas abertas haverão de aparecer. Portanto, cuidem-se!!!
Fonte: Colaboração do leitor Antonio Carlos Pereira (Palestrante Profissional, Corretor de Imóveis, Diretor de Relacionamento da TVA Consultoria Empresarial, Consultor Independente de Emprego, Renda e Varejo, Orientador Profissional, Aconselhador, Colunista em várias Sites, Gerente de Banco, Sebrae e Assessor em várias Prefeituras. Contato: ancarsope@bol.com.br)