Marketing Digital: Blogs ainda são uma boa arma
Por Eric Santos*
Mesmo em tempos de mídias sociais, blogs continuam extremamente importantes como ferramenta de marketing, seja para negócios B2C ou B2B.
Ao produzir bom conteúdo educativo sobre o seu negócio, a empresa estabelece uma posição de liderança, aumenta a autoridade (e o tráfego) via Google e mídias sociais, facilita o processo de venda e cria um ativo de marketing permanente e difícil de ser replicado.
No entanto, na hora da implementação muitas empresas acabam escorregando. Esse artigo traz 6 dicas de como fazer um blog efetivo para atrair e converter potenciais clientes:
Defina as personas: um erro comum de muitas empresas é escrever para si próprias, não para seu público alvo. Antes de definir o tema do blog, pense nos “compradores” do seu negócio e monte personagens que represente-os. Depois procure responder perguntas diversas sobre seus perfis e interesses.
Ensine: Essa é a maior “receita de bolo” de um bom blog: descubra problemas do seu público alvo e ensine a resolvê-los.
Conteúdo educativo se espalha muito mais do que informações corporativas, atraindo assim mais potenciais clientes. Ensinar também estabelece relacionamento e credibilidade, além de ajudar a criar demanda pela solução.
Pesquise: Faça uma boa pesquisa de palavras chave no Google e investigue problemas e dúvidas nas mídias sociais antes de produzir conteúdo, assim você garante que não dará “tiro no escuro”.
Tenha uma boa plataforma: Blogs não têm muito segredo, mas é importante ter um mínimo de adequação técnica. Uma plataforma como o WordPress resolve grande parte das questões de SEO e gestão de conteúdo. Além disso, um bom layout no blog ajuda a melhorar conversão e compartilhamento.
Outro ponto importante: mantenha o blog no mesmo domínio do site da sua empresa, assim um se aproveita da autoridade ganha pelo outro.
Pense como um publisher: um bom blog se assemelha a uma revista. Várias pessoas podem produzir conteúdo, mas alguém deve fazer o papel de editor do blog, garantindo a consistência, a revisão, a organização da “pauta” e a frequência de publicação. Sobre este último, um post por semana já é bem suficiente para a empresa começar a ver resultados dentro de alguns meses.
Promova: pense no Twitter, Facebook e Linkedin como canais de distribuição para alavancar os conteúdos produzidos no seu blog. Outra dica simples é inserir os artigos do blog na newsletter da empresa.
Escrever como convidado em outros blogs da indústria também ajuda na exposição do conteúdo para novas audiências.
* Engenheiro de Controle e Automação. Nos últimos dez anos, dirigiu Startups e criou produtos nas áreas de Internet, mobile e marketing, em empresas no Brasil, Estados Unidos e Índia. É co-fundador e CEO da Resultados Digitais (www.resultadosdigitais.com.br), plataforma de Marketing Digital para Médias e Pequenas Empresas. Contato: http://twitter.com/ericnsantos