Jovem cria franquia que mostra baladas online

Transmitir ao vivo, pela internet, a movimentação de points badalados do Rio de Janeiro (RJ), como a praia do Leblon e o Baixo Gávea, na zona sul da cidade, que reúne barzinhos e atrai grande movimento à noite, é o negócio do engenheiro de produção Pedro Sotomayor, 27, dono da Rio ao Vivo.
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O faturamento –não revelado– vem de anúncios no site e de câmeras patrocinadas por estabelecimentos interessados em exibir a movimentação e a existência de filas na porta, por exemplo, tudo online. Cada local paga uma taxa mensal, que não foi divulgada pelo empresário.
No ar desde fevereiro de 2013, o site transmite, ao vivo, a movimentação das praias de Copacabana e Leblon e das regiões do Baixo Gávea e da Rua Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, na zona oeste.
A meta é estar em dez novos pontos da cidade até junho e em outras três cidades até o final de 2014. As principais candidatas, segundo Sotomayor, são Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Salvador (BA).
Para expandir o negócio, a empresa aposta no modelo de franquias. Dessa forma, os franqueados –que estão sendo selecionados– serão responsáveis pela operação em diferentes regiões. O empresário não dá detalhes, mas afirma que o investimento inicial para uma franquia com dez câmeras é a partir de R$ 100 mil.
Ideia veio da Califórnia
Sotomayor teve a ideia de investir no negócio em 2006, durante um intercâmbio que fez na California, nos EUA. “Um dia eu descobri que havia uma câmera instalada num bar, que transmitia ao vivo pela internet, e passei a acessar antes de sair de casa, para escolher aonde eu iria. Voltei para o Brasil com esta ideia na cabeça.”
De volta ao país, no ano seguinte, ele desenvolveu o projeto e o plano de negócios da Rio ao Vivo como trabalho de conclusão do curso de graduação. Ele não revela o investimento inicial, mas diz que o capital foi próprio, proveniente do trabalho como engenheiro de produção na indústria do óleo e gás, em Niterói.
Atualmente, ele possui como sócios o engenheiro da computação Philippe Rosa, 30, responsável pela parte técnica do site; o engenheiro de produção Nilo Félix Júnior, 27, que cuida da área comercial; e o desenhista industrial Bruno Rodrigues, 28, que responde pela arte do site.
Câmeras são instaladas em locais privados
As câmeras são instaladas em locais privados, do lado de fora de estabelecimentos que desejam aparecer ao vivo na internet. Sotomayor diz que está buscando parceria com prefeituras para fazer a transmissão também de locais públicos e turísticos, como parques e o teleférico do Alemão, no Rio de Janeiro.
“O objetivo da Rio ao Vivo é que as pessoas possam escolher, antes de sair de casa, para onde querem ir já sabendo como está a movimentação no local, sem ter falsas expectativas. Elas também podem apenas contemplar, como se estivessem na janela de casa”, afirma.
Ele diz que a audiência do site é em torno de 10 mil acessos por dia. “As câmeras das praias são mais acessadas aos finais de semana, durante o dia. Já as do Baixo Gávea e as de Olegário Maciel são mais vistas à noite e em dias de jogos de futebol, quando a movimentação é grande nesses locais.”
Negócio pode ser reproduzido com facilidade
Para Felipe Wasserman, professor de comportamento do consumidor nas redes sociais da ESPM, o negócio é interessante porque atende a um público específico, que não tem informações sobre como estão as casas noturnas antes de sair de casa.
No entanto, ele afirma que o modelo de negócio é facilmente copiável. “A barreira de entrada é muito pequena. Qualquer pessoa com conhecimentos mínimos de tecnologia da informação pode criar um site, instalar câmeras e fazer transmissão ao vivo pela internet. Não é algo muito complexo, o que pode gerar uma grande concorrência.”
O consultor em franquias Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, diz que todo negócio pode virar franquia, desde que a empresa franqueadora já tenha uma experiência consolidada.
“O franqueador tem de conhecer o negócio completamente, saber como ganha e como perde dinheiro. Ele tem de ter montado unidades em locais diferentes e ter obtido os mesmos resultados, para poder replicar o modelo com os franqueados e oferecer a eles a mesma remuneração que conseguiu”, declara.
Serviço:
Rio ao Vivo: http://www.rioaovivo.com

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