Empreendedor fatura R$ 3 milhões com quebra-cabeças
As oportunidades de negócios podem estar onde os empreendedores menos imaginam. Foi assim com o administrador Sandro Chaim, que teve sua ideia de negócio quando estava viajando a lazer pelo México em 2014. Lá, ficou encantado com um tipo de artesanato específico, cheio de elementos em 3D. “Mexeu comigo, porque eu sempre adorei trabalhar com criação”, diz.
A partir disso, teve a ideia de criar um quebra-cabeças em três dimensões para crianças e colecionadores. Em menos de um ano, colocou a Puzzles Mania em operação. Para se destacar no mercado, adotou o licenciamento de gigantes como Warner Bros., DC Comics e Cartoon Network para produzir artigos de personagens conhecidos do público. A medida deu certo: a empresa hoje produz 30 mil peças por mês e fechou 2016 com R$ 3 milhões de faturamento.
A trajetória não foi fácil. Pelo contrário, houve muitos erros no caminho. “Eu falhei bastante até definir o melhor processo de produção da nossa empresa. Além disso, comprei máquinas erradas”, diz. Para tirar o projeto do papel e encontrar os materiais adequados, Chaim investiu R$ 150 mil no negócio.
As primeiras vendas da empresa aconteceram no final de 2015, quando instalou seu primeiro quiosque em um shopping do Rio de Janeiro. Com a aceitação do público a marca expandiu, chegando a quatro pontos de venda em 2016. O ticket-médio da Puzzles Mania hoje é de R$ 50 e a empresa já conta com 250 produtos no seu portfólio.
Hoje a Puzzles Mania utiliza somente madeira de reflorestamento e tintas atóxicas, que não contêm metais pesados, para produzir seus artigos. As peças são como quebra-cabeças, mas com elementos em três dimensões.
Segundo Sandro, a produção de artigos inspirados em icônicos personagens da cultura pop aumentou o público-alvo da empresa. “Além das crianças, que utilizam as peças como brinquedos, começamos a alcançar um público que vê o nosso produto como artigo de coleção”, afirma o empreendedor. Entre os quebra-cabeças de maior sucesso, estão peças do Batman, Mulher-Maravilha e Super Homem.
Em 2017, a empresa lançou seu modelo de franquias. Para suprir toda a demanda – que já é de 30 mil produtos por mês – a empresa está investindo em uma nova fábrica. “A nossa proposta é instigar o lado criativo das crianças, adolescentes e adultos, que podem se entreter com os quebra-cabeças e aproveitar as peças como artigo de decoração”, afirma Chaim.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios