Dupla cria serviço de curadoria e entrega de roupas masculinas

the_hunch_boxA The Hunch Box é um serviço de entrega de roupas masculinas em domicílio com duas importantes características: primeiro, o usuário não pode escolher as peças que vai receber. Ele apenas preenche um formulário com algumas perguntas que determinam a curadoria das roupas que serão enviadas. Segundo, depois de receber uma caixa com as sugestões, o usuário pode ficar com as peças por até quatro dias até decidir quais vai levar, devolvendo as restantes.
Criada pelo publicitário Guto Okamoto, 28 anos, e o administrador Vinícius D’angelo, 25 anos, e lançada em janeiro de 2013, a empresa quer acabar com o sofrimento daqueles que odeiam toda a experiência de fazer compras. É uma forma de dar mais tempo e liberdade para que os usuários façam as escolhas certas. Além, é claro, de dar sugestões que possam acrescentar alguma novidade ao visual desses clientes.
A empresa começou com um investimento inicial de R$ 50 mil de capital pessoal para comprar estoque e preparar o site e as embalagens que viraram símbolo do serviço. O negócio ainda está em um estágio inicial, com apenas a dupla e um motoboy como integrantes da equipe. Para organizar as entregas, feitas no centro expandido de São Paulo, eles agrupam pedidos de regiões próximas para otimizar tempo e custos. A caixa já vem com a data de retirada, que pode ser remarcada pelo usuário sem taxa adicional.
Segundo Okamoto, o principal medo era com a possível perda de peças durante o envio e devolução. “Ficamos pensando em diversas formas de etiquetagem para evitar que os clientes usassem as roupas para sair e as devolvessem depois dos três dias”, afirma. Quando colocaram o site no ar, porém, se surpreenderam com baixa taxa de perda, de 0,5%. O cadastro do usuário, com dados como cartão de crédito e CPF, também impede que usuários pensem em fazer isso.
Quanto a consultoria na hora de escolher as peças para enviar, Okamoto admite que a ajuda vem de alguém mais experiente, de sua tia, que é formada e trabalha com o mercado de moda. “Mas a gente também já palpita e ajuda a escolher. Nosso público é mais básico e clássico, então não tem muito como errar”, diz. A ideia é contratar alguém para a equipe que sirva de stylist e, no futuro, oferecer um serviço de consultoria e de envio de look completo para os clientes.
Atualmente, a The Hunch Box possui 2 mil usuários cadastrados e já recebeu propostas de investimento e programas de aceleração. Mas Okamoto diz que a dupla avaliou que é melhor andar com as próprias pernas por enquanto.
Planos para o futuro
A expectativa da dupla é alcançar um faturamento mensal de R$ 150 mil até o final do primeiro semestre de 2014. Com o crescimento desse período, esperam melhorar o formulário de perguntas para conhecer os gostos do usuário, aumentar o estoque, expandir a área de atuação em São Paulo e planejar a abertura de centrais de entrega em outras cidades. Segundo Okamoto, trabalhar com os Correios seria muito dispendioso para o modelo de negócio. A The Hunch Box já trabalha com oito marcas, como VR, Ellus e M.Officer, e oferece 700 peças.
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

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