Descubra se você está pronto para empreender
Muitos funcionários gostariam de se livrar de seus chefes e tocar uma empresa própria. Acha que está pronto para essa mudança? Rhett Power, empreendedor e colunista da revista Inc., reuniu cinco maneiras de descobrir.
Entenda a diferença entre tarefas e responsabilidades. Quase sempre, funcionários lidam com tarefas. Realizá-las com sucesso não significa estar pronto para empreender. “Assumir a responsabilidade significa se fazer perguntas sobre a tarefa que você pretende concluir”, diz Power. Questões como “esse é o melhor jeito de executá-la?”, “será que isso precisa mesmo ser feito?” e “alguém sempre precisará verificar meu trabalho?” mostram comprometimento — necessário para um empreendedor.
Cresça. Você é um adulto e deve agir como tal: é necessário fazer perguntas, não ficar em silêncio de forma passiva, ser motivado, criativo e resolver problemas.
Arrisque-se. A maioria dos empregados valoriza a segurança — do salário, da aposentadoria. Dar grandes saltos exige coragem e noção de que falhas fazem parte do processo.
Pare de pensar que você consegue fazer tudo sozinho. Power defende que você precisa de pessoas para pedir conselhos e apoio. Uma mudança de função drástica pode ser estressante.
Não espere pelo plano perfeito, ele não existe. O mundo não funciona de maneira linear. Se você ficar esperando até que seus astros estejam na posição perfeita, nunca empreenderá. “Jogue esse absurdo pela janela.” Para Power, um bom plano executado de maneira voraz agora é melhor do que um plano perfeito executado na semana que vem.
Fonte: Época Negócios