Campanhas diferenciadas para datas especiais

Sabemos como é difícil surgir uma nova ideia para as diversas campanhas dos feriados e datas especiais ano após ano.
E são esses momentos que seus “subscribers” estão mais receptivos a receber ofertas. A seguir algumas análises de 3 exemplos de campanhas que com algo simples, alcançam resultados incríveis.
benefit-seasonal-emailSt. Patrick’s Day
Essa não é uma data só para os irlandeses. Mesmo aqui no Brasil as empresas, bares e festas se inspiram na data para lançar alguma promoção. O assunto pode ser um pouco “brega” (Quer a sorte do EYE-Rish?), mas a mensagem e a maneira de como é transmitida, reflete todo o espírito da marca.
Como exemplo a frase do balão (bem instigante), a mistura de foto da boneca com ilustrações (recorrente na comunicação da Benefit), traduzem toda a irreverencia e look que a marca propõe até mesmo no seu site. Conseguimos notar a harmonia de cores, composição, textos… Enfim, detalhes que fortalecem a mensagem e estimulam o clique.
benefit-seasonal-email2Valentine’s Day
É uma outra data não brasileira, mas move o comércio eletrônico no mundo inteiro. A MATTEL, usa a data que é focada no público adulto e expande para o publico mais juvenil. A linha antes do header salienta: “Compre os queridinhos do nosso site” (traduzindo ao pé da letra) e em seguida, sem mostrar nenhum brinquedo, com uma simples chamada dentro de um coração rosa em um fundo azul, oferece os brinquedos.
Sem imagem nenhuma, as citações ajudam a construir a ideia apelando aos pais o valor das horas de diversão. O layout é apelativo pelas cores e frases diretas, quebrando aquela “regra” de ter imagem e texto. O texto acaba virando a própria imagem.
benefit-seasonal-email3Halloween
Na hora do Halloween, o email da Hotel Chocolat descreve seus produtos como “Dead Gorgeous” (traduzido não faz o menor sentido: “morto deslumbrante”). A maneira de como a direção de arte compõe o layout com a caixa em forma de caixão apoiada e mostrando parte do produto, a fumaça, caveiras… criam um clima e instigam ainda mais quem está lendo o email.
A chave para os e-mails sazonais
Desafie a sua equipe criativa (se você ainda não tem, comece a pensar no assunto) para assim surgir algumas ideias que são fora da caixa e que impactem os leitores nos poucos segundos de atenção.
Busque diferenciação! Dos exemplos acima, o Hotel Chocolat segue uma linha muito clássica em seus produtos e mídias de divulgação.
E mesmo juntando caveiras, fumaça, caixão, está muito bem definido o look classico.
Pense nos eventos que estão por vir como Halloween, Dia dos Pais, Natal, e por que não pensar no Dia das Mães do ano que vem, quanto mais tempo você e sua equipe tiverem para pensar nas campanha, menos falhas e mais conversões, cliques e vendas ela terá.
Sabemos também que o tempo é escasso, portanto se uma campanha foi bem sucedida, nada impede dela ser repetida no ano seguinte com alguns ajustes e melhorias, atualizando produtos, preços, elementos gráficos e o que mais for necessário.
Não se esqueça de que é um trabalho em equipe! Não tenha ideias sozinho e nem exija ideias sem antes discuti-las, pois só assim é possível prever alguns problemas como fotos, textos, assunto e conteúdo.
Fonte: Blog do PME Locaweb (http://minhaempresa.locaweb.com.br/2013/07/03/campanhas-diferenciadas-para-datas-especiais/?utm_campaign=comm_rel_novotemplate&utm_source=base_clientes_eml&utm_medium=eml&utm_content=002_blog_pme&utm_term=20131003)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.