Brasileiro cria bicicleta de bambu

O designer Flavio Deslandes, de 42 anos, criou o Bambucicletas, projeto que envolve a produção de “magrelas” com o bambu. O material foi escolhido por ser sustentável, flexível, resistente e capaz de absorver vibrações – o que deixa a bike mais confortável ao usuário. Desde o início das vendas, em 2001, Flavio já vendeu mais de cinco mil unidades, cujo preço varia entre R$ 900 e R$ 2 mil.
bicleta-de-bambu
O início do Bambucicletas foi em 1996, durante a graduação de Flavio na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Aos 22 anos e ainda estudante de design, Deslandes ganhou uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estudar o bambu. Durante as pesquisas, teve a ideia de reaproveitar o material na produção de bicicletas. “Percebi que o material tinha potencial e que, na época, era mal aproveitado. No mesmo ano, dei inicio aos testes. Até 2001, quando as vendas iniciaram, fiz cerca de 20 protótipos e cada um me custou R$ 10 mil. Não tive ajuda ou patrocínio de ninguém. O capital saiu das minhas economias”, afirma.
Projeto atual mescla peças de bambu com conectores de alumínio (Foto: Divulgação)Projeto atual mescla peças de bambu com conectores de alumínio (Foto: Divulgação)
Em 2005, Deslandes patenteou a técnica. Em 2009, encarou um grande projeto: treinar por meses, dezenas de voluntários do “Escola de Bicicleta”, projeto da prefeitura de São Paulo que presenteou dois mil alunos de escolas públicas da capital com as bicicletas de bambu.
Morando na Dinamarca desde 2000, o designer testou a qualidade da bicicleta de bambu em diversas instituições européias. Mesmo longe, manteve uma equipe de três pessoas no Rio de Janeiro, que produzem quando há encomenda. Os pedidos podem ser feitos através do site.
Atualmente, a ideia de Flavio é ampliar o negócio. Para isso, o designer está à procura de investidores brasileiros que queiram injetar capital no Bambucicletas. “Enquanto estive fora, pesquisei muito e desenvolvi uma nova bicicleta. Agora, mesclamos o bambu com conectores de alumínio, que a deixam ainda mais resistente e leve. A produção continua completamente manual e o tempo de confecção é de uma semana”, afirma.
Para ele, o negócio tem potencial, inclusive de desenvolvimento tecnológico. “A produção da bicicleta de bambu requer muito trabalho, principalmente pelo processo ser manual desde a escolha do bambu, até a colagem deste no alumínio. Mas o resultado é incrível e com capital o projeto pode expandir muito mais”, diz.
Fonte: Revista PEGN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.