Artesãos têm aula de história para vender na Copa

artesanato-curitibaDesigners e artesãos de Curitiba (PR) criaram uma linha especial de suvenires que inclui bótons com frases de situações vividas pelos curitibanos como “Gente que vive as quatro estações no mesmo dia” e miniaturas do Jardim Botânico da cidade com sementes para plantar.
São cerca de 40 peças, assinadas por 23 produtores, entre designers, estilistas, publicitários, artesãos e fotógrafos. Os preços vão de R$ 1,00 para cartões postais simples a R$ 120 para bonecos de papel machê de imigrantes que colonizaram a cidade.
Entre elas estão cadernos com desenhos de pontos turísticos da cidade, adornos para pets, mochilas, porta-copos, lenços e gravuras.
Já os bótons trazem frases como “Gente que ama Curitiba”, “Gente que fala leitE quentE”, uma brincadeira com a pronúncia dos curitibanos, e “Gente que pede dogão com duas vinas, por favor”. Na cidade, salsicha é chamada de vina.
Para criar as lembranças temáticas, o grupo passou por aulas de história, visitou os pontos turísticos da cidade e teve curso sobre conceitos de design, criatividade e pesquisas de mercado.
Com o projeto, batizado de SouCuritiba, os idealizadores querem fortalecer a imagem de Curitiba como destino turístico e aproveitar o potencial de vendas a ser gerado com o fluxo de turistas que visitarão a capital do Paraná durante a Copa do Mundo.
Produtores criam peças com time de futebol e Jardim Botânico
Patrícia Albanez, consultora do Sebrae-PR (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Paraná), que coordena a iniciativa, diz que a proposta é criar produtos com temas que tenham forte ligação com a cidade.
“Todo turista gosta de levar um pedacinho da cidade que visita. A Copa do Mundo será o momento ideal para projetar Curitiba internacionalmente”, afirma Albanez.
As lembranças estão sendo comercializadas em pontos estratégicos da cidade, segundo a consultora, como o aeroporto e a Feira do Largo da Ordem, que atrai turistas aos domingos. São vendidas também pela internet, na Loja SouCuritiba.
O designer Eraldo Rosa Filho, 33, que criou a miniatura do Jardim Botânico, participou das atividades e diz que o passeio pelos pontos turísticos lhe mostrou a cidade sob outra perspectiva.
“A experiência como turista foi até engraçada, porque fomos apresentados à cidade como se não a conhecêssemos. Foi aí que eu percebi a importância do Jardim Botânico para o turista e decidi que queria explorá-lo. O diferencial são as sementes, que formam um minijardim”, declara.
Outra participante da ação é a artesã Adriane Néo São Marcos, 47. Com suas peças, ela diz que tentou valorizar a história da cidade por meio de um jogo de futebol de botão, inspirado nos times que compõem o Campeonato de Futebol Amador de Curitiba.
“A Suburbana é o campeonato mais antigo de Curitiba. Cada uma das caixinhas de madeira possui um folder com informações sobre os times que fazem parte do torneio. Assim, espero contribuir para difundir um pouco mais a história da cidade.”
Concorrência com preços de chineses dificulta mercado
A consultora do Sebrae-PR diz que a produção em larga escala dos chineses faz com que seja difícil competir em preço com os itens importados.
“Em qualquer lugar do mundo se encontra os mesmos suvenires. Colocamos elementos locais nos nossos produtos porque os turistas valorizam isso e estão dispostos a pagar mais por algo típico”, declara.
Segundo Albanez, a consultoria ajudou os produtores a melhorarem sua produção de forma a ganhar escala. No entanto, devido à produção artesanal, isto não é possível para alguns itens, como os bonecos de papel machê com histórias sobre os bairros da cidade.
“Alguns produtos nós não esperamos que sejam consumidos em grande escala, até por conta do preço”, afirma.
Uma nova turma de produtores será formada no início deste ano. As informações sobre inscrição e prazo serão divulgadas ainda este mês no blog SouCuritiba.

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