7 dicas que todo representante comercial deve saber
- Conheça o cliente
Sabe aquele velho conselho: conheça a dor do seu cliente. Muitos representantes têm dificuldades para entender as expectativas do cliente, saber o que ele realmente precisa.
Como fazer? Se prepare antes de visitar o cliente (reúna o máximo de informações que conseguir sobre ele) e durante a visita, ouça mais. Questione o cliente sobre as suas necessidades e só depois apresente e ofereça seu produto.
- Seja transparente e objetivo
É importante que você seja transparente e objetivo com o cliente.
Como fazer? Esteja seguro para transmitir as informações e seus conhecimentos sobre o produto. Use a linguagem do seu cliente.
- Cuide da sua imagem
A imagem que você passa para o cliente é importante, por isso se preocupe com o seu marketing pessoal.
Como fazer? Cuide da sua apresentação. Atenção para postura e linguagem adotada. Ah, e preocupe-se inclusive com o que é postado nas redes sociais.
- Negocie preço corretamente
Muitos representantes não sabem barganhar e acabam aceitando a proposta do cliente. Isso, além de afetar sua comissão, ainda atrapalha vendas futuras, já que o cliente se “acostuma” com o preço mais baixo e fica difícil voltar ao preço real depois.
Como fazer? Aprimorar suas técnicas de negociação de vendas. Pratique! Nunca aceite a primeira oferta, mesmo que seja um valor interessante. Você deve negociar sempre e ceder quando for necessário. Se o cliente não está disposto a ceder, faça promoções, ofereça descontos e diferentes formas de pagamento.
- Estude
O representante precisa conhecer muito sobre o seu produto e estar sempre aprimorando suas técnicas de negociação, por isso, ESTUDE!
Como fazer? Treine, pesquise, converse com a representada. Você deve entender as vantagens dos produtos que você vende, quais as estratégias dos seus concorrentes. Esteja preparado para responder qualquer dúvida do seu cliente.
- Organize sua rotina
Você precisa estar preparado para visitar o cliente com todas informações sobre ele e ainda organizar sua rotina para conseguir visitar todos os clientes nos dias que eles estão precisando da sua visita.
A falta de organização também faz com que alguns representantes apresentem produtos antigos e que até já saíram de linha. Outro problema é não ter nada anotado sobre o cliente, por exemplo: Quais foram as últimas vendas que você para esse cliente?
Como fazer? Você pode ter todas as informações centralizadas em apenas um sistema de vendas. Com um aplicativo na palma da mão, você pode armazenar todo o seu catálogo de produtos, o histórico do seu cliente e organizar sua rotina de visitas. Sua vida vai ficar mais simples, organizada e com isso, suas vendas vão melhorar.
- Relacione
Muitos representantes passam longos períodos sem comunicar com os seus clientes. A correria do dia-a-dia faz com que o representante, simplesmente, se esqueça de alguns clientes.
Como fazer? A dica da organização também vale aqui. Você precisa se relacionar periodicamente com todos os seus clientes, para isso crie rotina. Defina quais serão os momentos mais interessantes para visitar determinados clientes e sinalize na sua agenda. Um sistema de relacionamento digital pode te ajudar bastante.
Fonte: Xtrategie