10 dicas para seu negócio ser popular no Facebook

facebook-1O Facebook possui hoje 73 milhões de usuários no Brasil, segundo dados da própria empresa. As empresas podem aproveitar esse público imenso presente na rede social para divulgar sua marca e vender produtos ou serviços.
Veja 10 dicas da consultora Francielli Lima, coordenadora de web da agência de comunicação e mídias sociais RaeMP, sobre como cuidar da página da sua empresa na rede para ganhar mais fãs e ser mais popular entre os usuários.
1 – Defina objetivos
Não adianta entrar na rede sem saber o que se pretende. Defina objetivos relevantes para o público-alvo e importantes para a empresa. Trabalhe sua marca, crie campanhas, dê descontos e anuncie. Estabeleça estratégias para conseguir retorno para o negócio, sempre com o apoio de um profissional capacitado para o trabalho.
2 – Estabeleça o que falar
O conteúdo é a alma do negócio. Por isso, defina uma linha editorial que contemple conteúdos relevantes e pertinentes ao meio, com linguagem e tons adequados, e que correspondam às expectativas da empresa e dos públicos.
3 – Publique regularmente
Publicar um post hoje e outro daqui a um mês não gera engajamento do público com a marca. Estabeleça uma periodicidade de publicações e não perca esta rotina. Uma média de duas publicações por dia é o suficiente. Planeje o que vai publicar e use o recurso do próprio Facebook para o agendamento do post.
4 – Explore todos os recursos
Use e abuse das possibilidades que o Facebook oferece para a publicação de imagens, vídeos, textos curtos, áudio, criação de eventos, enquetes, aplicativos e anúncios. Todos os recursos, se bem usados, aumentam o número de curtidas, comentários e compartilhamentos da página.
5 – Tenha bom senso
Para preservar a imagem da empresa, avalie com critério o conteúdo que vai postar. Nunca exponha dados sigilosos, não use imagens fora de contexto nem faça piadas infames
6 – Faça uma abordagem informal
Lembre-se que do outro lado da tela existem pessoas. Por isso, faça com que seus fãs sejam parte da sua página. Humanize sua marca com uma abordagem próxima do público, leve e informal. “Não entre de terno e gravata em um ambiente onde todos estão de bermuda e camiseta”, diz a especialista.
7 – Não minta e não omita
Nas redes sociais, o público pede transparência. Se for questionado, responda. Se não tiver a resposta na hora, informe e vá em busca da solução. Mas não prometa o que não pode cumprir. Caso cometa algum deslize, o melhor a fazer é admitir a falha e se retratar o mais rápido possível.
8 – Seja original e respeite as leis
Seja criativo na escolha de suas postagens e sempre dê a referência de onde obteve determinada imagem, texto ou vídeo.
9 – Fique atento às regras
Fique sempre de olho nas regras do Facebook para não criar ações que não são permitidas. Crie também as regras internas para sua empresa, a partir dos termos de uso da rede social, e um manual de conduta para os funcionários saberem o que podem e o que não podem fazer.
10 – Avalie os resultados
Depois de criar a página, chegou a hora de mensurar os resultados para saber se seus esforços estão indo na direção correta. Use o painel administrativo do Facebook e analise dados como números de novos curtidas, comentários, compartilhamentos e o que mais achar relevante para seus objetivos. Analise os quesitos quantitativos e qualitativos da página.
Fonte: UOL

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